sábado, 18 de dezembro de 2010

O que é religião?


Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.

Houve um tempo em que os descrentes, sem amor a Deus e sem religião, eram raros. Todos eram educados para ver e ouvir as coisas do mundo religioso e a conversa cotidiana confirmava que este é um universo encantado que esconde e revela um poder espiritual. A exigência de um sentido para a vida trazia ás religiões certa identidade e lhes dava vida.

A religião surge na vida humana como tentantiva de transubstanciar a natureza e dar espaço aos seus desejos em busca dos horizontes. Enquanto o animal é o seu corpo, sempre produzindo a mesma coisa, os homens se recusaram a ser aquilo que o passado lhes propunha. Na sua inquietação e busca, produziram cultura e educaram. Criaram mundos imaginários e passaram de geração em geração através de cultura que se estruturou a partir de seu desejo.

Sendo o desejo sintoma de privação, a cultura cria exatamente o objeto desejado na busca de um mundo que possa ser amado.

Nasce então os símbolos, testemunha das coisas ainda ausentes, saudade de coisas que não nasceram no ponto em que a cultura fracassou como horizontes direcionadores. Nenhum fato, coisa, ou gesto, entretanto, é encontrado já com as marcas do sagrado. Eles se tornam religiosos quando os homens os batizam como tais. A religião nasce quando os homens dão nomes ás coisas, atribuindo-lhes valores e dependurando neles o seu destino. As entidades religiosas se identificam com as imaginárias que tornam o mundo humano uma realidade.

Mas acreditar em uma religião ou não, ter fé, ter uma crença ou não, vai de cada um, acreditar que existe um inferno e um paraíso e outras coisas que tua religião diz ou você acredita por si só, é uma opinião tua, cada um acredita e segue o que quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário